Monitoramento do Risco Assistencial: 3º trimestre de 2019

Foi disponibilizado o resultado final do Mapeamento do Risco Assistencial relativo ao 3º trimestre de 2019, conforme previsto no art. 11 da RN nº 416/2016. Para acessar o relatório, as operadoras deverão acessar a Central de Relatórios, mediante login e senha, clicar em Monitoramento do Risco Assistencial e acessar o prontuário referente ao 3º trimestre.

A ANS informou que o atraso na divulgação final do 3º trimestre de 2019, assim como o do 2º trimestre de 2019, ocorreu por problemas técnicos relacionados ao reprocessamento dos resultados preliminares, nos quais foram identificadas inconsistências na fase de questionamentos.

O órgão ressaltou que todas as inconsistências foram devidamente corrigidas para todas as operadoras em que foram identificadas incorreções, mesmo àquelas que não apresentaram questionamentos. Por esse motivo, pode ser que algumas operadoras constatem variações nos resultados finais.

Junto à publicação, também foi disponibilizado o Plano Periódico do Monitoramento do Risco Assistencial referente aos seguintes períodos: 1º trimestre, 2º trimestre e 3º trimestre de 2019. Importante ressaltar que a ANS não definiu planos periódicos referentes aos dois primeiros trimestres de 2019, a fim de evitar a adoção de medidas administrativas incapazes de refletir uma situação mais atualizada, devido aos atrasos ocorridos no processamento dos resultados.

O documento define os critérios de priorização a serem adotados para o encaminhamento de operadoras às áreas responsáveis pela análise e execução das medidas administrativas cabíveis, tomando por base os resultados obtidos no Monitoramento do Risco Assistencial em três trimestres de avaliação consecutivos.

Por fim, a ANS ratifica que, em consequência desse atraso, o processamento e a divulgação do 4° trimestre de 2019 será realizado em breve. Para mais informações sobre o Monitoramento do Risco Assistencial, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo