ANS divulga Painel de Reajustes de Planos Coletivos

Em 27 de julho, a Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou, em seu portal, o Painel de Reajustes de Planos Coletivos. Segundo a ANS, tal ferramenta, que tem formato interativo, amplia a transparência de dados sobre reajustes aplicados aos contratos coletivos de assistência médica empresariais e por adesão a toda sociedade.

O Painel RPC utiliza a mesma base de dados que está disponível na página da ANS no Portal Brasileiro de Dados Abertos desde 2019, que contém as informações de reajustes aplicados às mensalidades de planos contratados por pessoas jurídicas – empresarias ou por adesão, enviadas pelas operadoras de planos de saúde ao órgão regulador.

As consultas podem ser feitas de diversas formas, o que possibilita a realização de diversas pesquisas com base nas informações e filtros disponíveis, a saber:

  • Mês e ano;
  • Porte do contrato ou da operadora;
  • Tipo de contratação (empresarial, adesão ou ambos);
  • De forma agrupada ou individualizada por operadora;
  • Modalidade da operadora (autogestão, cooperativas médicas, filantropia, medicina de grupo e seguradoras).

Vale mencionar que estão disponíveis dados de janeiro de 2016 a maio de 2021 dos reajustes aplicados aos contratos coletivos em vigor no mercado brasileiro que apresentam formação de preço preestabelecida, ou seja, com valor pré-fixado da mensalidade. O painel fornece várias medidas sobre as tendências centrais observadas no setor nesse período, entre elas, o Reajuste Médio que reflete a média ponderada dos reajustes levando em consideração o número de beneficiários de cada contrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo