Selos Unimed de Governança e Sustentabilidade

A Unimed do Brasil concluiu o processo de manutenção do Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade e do Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, conferidos ao Sistema Unimed. Nesta edição, 178 Unimeds e 62 hospitais próprios, que participaram da certificação em 2020, receberam a manutenção.
O processo contou com uma novidade entre os pré-requisitos: a construção de um Plano de Ação com foco em melhorias e a aprovação pelas respectivas Diretorias. Isso significa que, além de receberem a certificação do Selo, as contempladas foram convidadas a demonstrar um compromisso com melhores práticas, com base nas oportunidades de evolução apontadas pela Comissão Avaliadora da Unimed do Brasil em 2020.
Foram consolidadas mais de 2.600 ações pelas Unimeds e cerca de 500 pelos hospitais. Mais de 60% delas têm previsão de serem concluídas até o final de 2021. Entre as Unimeds, 68% das ações estão contempladas nas seguintes dimensões do Selo:
- Gestão Organizacional (26%)
- Órgãos Sociais (19%)
- Colaboradores (13%)
- Cooperados (10%)
Entre os hospitais, 77% das ações se concentram em:
- Gestão Organizacional (35%)
- Meio Ambiente (21%)
- Gestão do Corpo Clínico (11%)
- Gestão de Pessoas (10%)
Também foram avaliados a situação econômico-financeira, o preenchimento e envio do Balanço Social Unimed e a ausência de intervenção fiscal ou administrativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pré-requisitos que já faziam parte do processo.
Boas práticas e saúde financeira
Os Selos estimulam a implementação de melhores práticas de gestão e contribuem para que as Unimeds se adequem aos requisitos das Resoluções Normativas nº 452 e 443, da ANS, e de outras normas setoriais, fortalecendo estrategicamente o Sistema e atendendo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
O nível de maturidade das práticas de gestão apontado pelos Selos gera um retorno efetivo para a organização e possui forte correlação com o desempenho econômico-financeiro apresentado no mesmo período. Foi o que comprovou um estudo feito pela Unimed do Brasil, ao comparar os resultados da edição 2020 com a classificação das Unimeds na avalição realizada à luz da Norma Derivada nº 11. Observou-se que, quanto melhor o desempenho no Selo, menor a probabilidade de estar nas classificações Grave I e II.
Edição 2022
A próxima edição de certificação está prevista para abril de 2022. Para mais informações, entre em contato com a área de Desenvolvimento Cooperativista e Sustentabilidade da Confederação, pelo e-mail [email protected], ou acesse os respectivos hotsites: www.unimed.coop.br/selogs e www.unimed.coop.br/selohospitais.Fonte: Unimed do Brasil
Deixe um comentário