Federação Rio dá continuidade à disseminação das competências do Jeito de Cuidar

Em 27 de setembro, com o objetivo de seguir com a disseminação das competências essenciais do Jeito de Cuidar Unimed, na Federação Rio, a área Administrativo – Gestão de Pessoas realizou uma live com a consultora corporativa com atuação em Comportamento Organizacional, Bianca Nesi. O momento, que foi aberto para todos os colaboradores, ocorreu por meio da ferramenta Zoom e focou na competência “Gerencia Emoções”. O tema já havia sido disseminado, anteriormente, entre as lideranças.

A reunião abordou a conexão entre o conceito e a prática das competências, bem como a importância do seu desenvolvimento mediante feedback constante do seu gestor. “Nos dias de hoje é extremamente importante porque falamos de um contexto de mudança de mundo muito forte, pois ele apresente muita fragilidade, ansiedade, ele não é linear, é caótico, apresenta alta complexidade e muitas variáveis para resolver os problemas, além de ser incompreensível pela velocidade apresentada. Diante disso, precisamos cuidar das nossas emoções. Como organização e como comunidade viva, se não trabalharmos as emoções e não formos responsáveis pela forma como as sentimos, como cuidamos delas ou como as direcionamos, acabaremos impactando o ambiente de forma negativa e ficaremos doentes.

Ainda de acordo com Bianca, foram trabalhados os cinco pilares da inteligência emocional, de forma que os participantes aprendessem sobre autoconhecimento, autocontrole, o quanto temos automotivação e se possuímos uma observação das emoções das pessoas com as quais convivemos, e como é nossa habilidade em lidar com essas relações.

“Foi um dia proveitoso e os participantes deixaram importantes reflexões. Creio que eles saem desse momento com clareza a respeito da importância em cuidar e trabalhar das emoções. Cuidar de si para cuidar do outro”, finalizou a consultora. “Escolhemos esta primeira competência por estarmos no Setembro Amarelo, para tratarmos deste grande ponto de atenção sobre os casos de homicídio que estão recorrentes na sociedade e evolutivos onde este tema “Gerência Emoções” vem de encontro com esta causa de uma forma muito latente. Precisamos estar atentos para exercermos a empatia e nossa inteligência emocional em prol da nossa saúde mental e de quem está à nossa volta, ainda mais agora em que, cotidianamente, temos que lidar com as perdas motivadas pelo Covid-19. Nos próximos meses teremos mais três encontros para abordarmos e refletirmos sobre os nossos comportamentos das demais competências a serem tratadas que são “Coopera para Crescer”, “Busca a Excelência” e “Encanta o Cliente”, comentou a gestora Administrativo – Gestão de Pessoas, Cláudia Reis.

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