Monitoramento da Garantia de Atendimento 4º Trimestre de 2021

Em 16 de março de 2022, foi divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar o Monitoramento da Garantia de Atendimento, referente ao 4º trimestre de 2021 (1º de outubro a 31 de dezembro de 2021), conforme os resultados obtidos das coberturas assistenciais negadas indevidamente e descumprimento de prazos na prestação dos serviços, com base nas Notificações de Intermediação Preliminar (NIP), como disposto na IN/DIPRO n.°48/2015 e na RN n.º 259/2011.

A ANS suspendeu a comercialização de 12 planos de saúde devido ao descumprimento de prazos e de negativas indevidas de cobertura assistencial contratada pelos beneficiários.

A medida entrará em vigor a partir do dia 22 de março e permanecerá até o próximo ciclo, isto é, pelo período de três meses. Os planos de saúde suspensos atingem a 83.286 mil beneficiários.

Os interessados poderão verificar os resultados de todas as operadoras classificadas em quatro faixas, de 0 a 3, no site da ANS. As operadoras que negaram cobertura indevidamente ainda podem receber uma multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento tem o objetivo de identificar, trimestralmente, o comportamento das operadoras de planos de saúde em relação à assistência prestada a seus beneficiários.

Neste ciclo, 33.377 reclamações foram consideradas.

Resumo dos resultados do Programa de Monitoramento – 4º trimestre/2021

– 12 Planos com comercialização suspensa;

– 11 Planos com a comercialização liberada;

– 83.286 Beneficiários protegidos; e

– 33.377 Reclamações analisadas no período de 01/10/2021 a 30/12/2021.

Cabe acrescentar que nenhuma Unimed do estado do Rio de Janeiro teve plano suspenso. Por fim, para acessar a listagem completa dos planos de saúde com comercialização suspensa, clique aqui.

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