Monitoramento da Garantia de Atendimento
Em 27 de junho, foi divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Monitoramento da Garantia de Atendimento referente ao 1º trimestre de 2022, conforme os resultados obtidos das coberturas assistenciais negadas indevidamente e descumprimento de prazos na prestação dos serviços, com base nas Notificações de Intermediação Preliminar (NIP).
A ANS suspendeu a comercialização de 70 planos de saúde de 8 operadoras devido ao descumprimento de prazos e de negativas indevidas de cobertura assistencial contratada pelos beneficiários.
A medida entrará em vigor a partir do dia 30 de junho e permanecerá até o próximo ciclo, isto é, pelo período de três meses. Os planos de saúde suspensos atingem a 1.453.044 mil beneficiários.
Os interessados poderão verificar os resultados de todas as operadoras classificadas em quatro faixas, de 0 a 3, no site da ANS. As operadoras que negaram cobertura indevidamente ainda podem receber uma multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.
O Monitoramento da Garantia de Atendimento tem o objetivo de identificar, trimestralmente, o comportamento das operadoras de planos de saúde em relação à assistência prestada a seus beneficiários.
Resumo dos resultados do Programa de Monitoramento – 1º trimestre/2022:
- 70 planos com comercialização suspensa;
- 4 planos com a comercialização liberada;
- 1.453.044 beneficiários protegidos; e
- 37.512 Total de reclamações analisadas no período de 01/01/2022 a 31/03/2022.
A Unimed Rio teve 12 planos suspensos.
Por fim, para acessar a listagem completa dos planos de saúde com comercialização suspensa, clique aqui.
Deixe um comentário