Monitoramento da Garantia de Atendimento – 3º trimestre 

Em 15 de dezembro, foi divulgado, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Monitoramento da Garantia de Atendimento referente ao 3º trimestre de 2022, conforme os resultados obtidos das coberturas assistenciais negadas indevidamente e descumprimento de prazos na prestação dos serviços, com base nas Notificações de Intermediação Preliminar (NIP). 

A ANS suspendeu a comercialização de 19 planos de saúde de 6 operadoras, devido ao descumprimento de prazos e negativas indevidas de cobertura assistencial, contratada pelos beneficiários. A medida entrou em vigor no dia 22 de dezembro e permanecerá até o próximo ciclo, isto é, pelo período de três meses. Os planos de saúde suspensos atingiram 387.894 mil beneficiários. 

Os interessados poderão verificar os resultados de todas as operadoras classificadas em quatro faixas, de 0 a 3, no site da ANS. As operadoras que negaram cobertura indevidamente, ainda podem receber uma multa de R$ 80 mil a R$ 250 mil. 

O Monitoramento da Garantia de Atendimento tem o objetivo de identificar trimestralmente o comportamento das operadoras de planos de saúde em relação à assistência prestada a seus beneficiários. 

Resumo dos resultados do Programa de Monitoramento – 3º trimestre/2022: 

  • 19 Planos com comercialização suspensa; 
  • 46 Planos com a comercialização liberada; 
  • 387.894 Beneficiários protegidos; e 
  • 45.515 total de reclamações analisadas no período de 1° de julho a 30 de outubro de 2022. 

Neste trimestre, a Unimed Vertente do Caparaó e a Unimed Rio tiveram planos suspensos.  

Para ter acesso à listagem completa dos planos de saúde com comercialização suspensa, clique aqui

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