Federações dão início à formulação de programa para valorização dos cooperados 

Em 28 de fevereiro, a Unimed do Brasil realizou o kick-off para a formulação do Programa Nacional de Gestão e Relacionamento com Cooperados. A iniciativa, que está em linha com a Essência Unimed e integra o planejamento estratégico nacional, já conta com a adesão de 20 Federações, representando um total de 102.456 médicos cooperados, 86% do quadro do Sistema Unimed. 

Aprovado em Conselho Confederativo de janeiro de 2023, o projeto tem o objetivo de direcionar, apoiar e acompanhar a atuação das Federações, na mobilização de suas Singulares. O foco é a promoção de ações estratégicas de relacionamento e engajamento pautadas em pilares que impactem positivamente em atratividade, satisfação e retenção dos cooperados. 

No workshop realizado esta semana na sede da Confederação, os representantes de 17 Federações e Intrafederativas presentes conheceram o escopo e o cronograma do programa. Além disso, foi aplicada a matriz de maturidade para diagnóstico por região, que resultou em planos de ação a serem implementados nos pilares: requisitos essenciais, relacionamento e comunicação, educação e promoção do cooperativismo, governança cooperativista e remuneração e benefícios

O diagnóstico também subsidiará a formatação das trilhas de desenvolvimento federativas adaptadas de acordo com os níveis identificados – iniciante, em desenvolvimento, desenvolvido e avançado. Entre abril e julho, a Federação deverá executar essas trilhas. 

“O papel da Unimed do Brasil é o de construir uma estratégia nacional para o programa, enquanto as Federações devem planejar, executar, acompanhar e agir junto às Singulares, considerando as realidades locais e também compartilhando os resultados de suas ações com a Confederação, de forma a potencializar os impactos para todo o Sistema”, explica Luís Francisco Costa, assessor da Diretoria Executiva e patrocinador da iniciativa no âmbito da Confederação. 

Desdobramentos 

Para conduzir o programa, cada Federação participante conta com um diretor patrocinador e um representante técnico, agentes essenciais para desdobramento junto às Singulares. Ao longo de 2023, será realizada uma segunda avaliação da matriz de maturidade, um seminário nacional e o monitoramento contínuo das ações. 

A iniciativa é conduzida pela equipe de Estratégia, Projetos e Sustentabilidade da Unimed do Brasil. O workshop foi aberto pelo vice-presidente Emilson Ferreira Lorca. Também participaram colaboradores de diferentes áreas da Confederação, para conhecer a iniciativa, que busca atender ao objetivo do Mapa Estratégico do Sistema Unimed de gerar valor para o cooperado em todas as etapas da sua vida na Unimed. 

O prazo de adesão ao ciclo de 2023 está encerrado. Novas adesões poderão ser realizadas no próximo ano. 

Fonte: Unimed do Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo