Workshop ‘Repensando o Sistema Unimed fluminense’ reúne mais de 80 participantes 

Aconteceu, nos dias 28 e 29 de julho, a nova edição do Workshop ‘Repensando o Sistema Unimed fluminense’, realizado na sede do Sistema OCB-Sescoop, no Centro do Rio. O encontro reuniu mais de 80 dirigentes e principais executivos de todas as Unimeds fluminenses, junto ao presidente da Unimed Ferj, João Alberto da Cruz; dos diretores da operadora das áreas Administrativo-Operacional, Fábio Nasser Monnerat; Intercâmbio e Integração, José Manes; Financeiro, Rodrigo Luna Venâncio; e Mercado, Benito Petraglia; e do superintendente Ralf Batista. 

“Agradecemos esta recepção. Resolvemos pensar fora da caixinha e fazer essa proposta que estamos construindo, desde 2022: Fazer da Unimed Federação Rio a atual Unimed Ferj, uma nova operadora de planos de saúde do estado. Todos nós, Diretoria Executiva e colaboradores, diretores e executivos das Singulares, que aqui estão, seguimos empenhamos nesta missão”, explicou o presidente da Unimed Ferj, João Alberto. 

Foram abordados, na ocasião, temas a respeito da Unimed Ferj, baseados nas pautas sobre a complementariedade em prol das Federadas; e sua atualização como Operadora de Planos Privados de Assistência à Saúde (OPS). 

No primeiro dia, o gerente de Mercado da Unimed Ferj, Herval Bezerra, deu as boas-vindas aos presentes e passou a palavra para o presidente do Sistema OCB/Sescoop, Vinícius Mesquita, que afirmou que o espaço cedido é de todas as Unimeds do estado. “Percebo o desejo de mudança, união e assistência para a construção de um grande sistema médico cooperativista, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil”, disse. 

“Hoje, a intenção é descortinar todo o processo construído, compartilhar a visão de contingenciamento para o cooperativismo médico fluminense e falar de um momento pós-consolidação da operação da Unimed Ferj. Nós somos mais uma operadora do estado, com pouco mais de 34 mil vidas vinculadas”, finalizou Ralf Batista. 

O presidente da Unimed Ferj, João Alberto, encerrou o dia com a apresentação de uma linha do tempo do planejamento da operadora, através de ofícios, memorandos e requerimentos trocados com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), culminando na assunção da carteira dos planos coletivos por adesão, que aconteceu no dia 1° de julho. Atualmente, a Unimed Ferj está na segunda fase de seu plano, visando a migração parcial da carteira coletivo empresarial da Unimed-Rio.  

No final do primeiro dia, antes do coquetel oferecido, foi inaugurado o Mural do Cooperativismo fluminense, que contará a história das cooperativas do estado em fotos. O projeto, exposto na sede do Sistema OCB/Sescoop, representou 19 Unimeds em território fluminense. 

O segundo dia foi marcado por debates sobre os cenários da Saúde Suplementar no Brasil e no Rio de Janeiro, ministrado pelo professor de Finanças e Saúde da Faculdade Unimed, David Maia, e ainda sobre propostas para novos caminhos a serem pensados para os próximos dez anos, apresentado pelo superintendente do Sescoop/RJ, Abdul Nasser. 

Recebemos, também, a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, que comentou sobre o atual cenário da economia fluminense. “Deixamos um cenário adverso de R$ 6,2 bilhões de déficit nas contas públicas para um superávit, em 2022, de R$ 4,1 bilhões. Além disso, somos o estado que mais está empregando, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Isso é fruto de um trabalho que começa com a modernização das leis para o setor econômico. Acredito que podemos pensar em ações voltadas para as cooperativas médicas, que são importantíssimas no Rio de Janeiro, e fazê-las crescer”, afirmou. 

O intuito do encontro foi formar um grupo coeso e a par do mesmo nível de conhecimento, preocupações e expectativas sobre o novo momento da Saúde Suplementar, visando a sustentabilidade do nosso negócio.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo