Unimed do Brasil lança Programa Acelera Unimed com o objetivo de fomentar ideias do Sistema 

No primeiro dia de programação do 4º Congresso Nacional Unimed de Gestão e Inovação em Saúde, realizado em São Paulo de 2 a 4 de abril, a Unimed do Brasil apresentou ao público o Programa Acelera Unimed, que visa buscar soluções que contribuam para a competitividade do negócio e fomentar a troca de iniciativas entre as cooperativas do Sistema Unimed. 

“Hoje damos mais um passo nessa jornada de transformar ideias em realidade, oficialmente lançando o Acelera, um trabalho nacional, com foco em capacitação e inovação, tema que integra a estratégia da Unimed do Brasil”, disse Maurício Cerri, superintendente de Tecnologia da Informação e Inovação da Unimed do Brasil e moderador da mesa sobre o lançamento do projeto, que contou com a participação de Dagoberto Trento, da InnoScience, consultoria que está conduzindo a iniciativa junto ao Lab – Hub Unimed, Thiago Fontinhas, coordenador de Inovação da Seguros Unimed, e Carolline Andresi, coordenadora de Inovação da Confederação. 

O Programa surge para colocar em prática a Essência Unimed e explorar o potencial interno dos mais de 140 mil intraempreendedores que fazem parte das nossas cooperativas em todo o Brasil. Durante a apresentação, Dagoberto trouxe cases de intraempreendedorismo, como o exemplo de Paul Buchheit, funcionário do Google que foi o criador e principal desenvolvedor do Gmail, e destacou que precisamos pensar alternativas que possam atender o nosso público-alvo e, principalmente, focar em qual problema queremos resolver. “O intraempreendedor não vive de ideias, ele toma a iniciativa e vai atrás”, disse ele, acrescentando que este é um trabalho de ambidestria organizacional, resolvendo o dia a dia e buscando novas opções com pequenas apostas. “Não precisa ser startup para ser inovador.” 

Carolline Andresi explicou as etapas do Acelera, que já concluiu a primeira fase com um levantamento realizado com as Unimeds – 90 cooperativas responderam à pesquisa e o resultado mostrou que 50% nunca realizaram programa de inovação focado no colaborador, porém, 98% demonstraram interesse em participar de um projeto deste tipo. Ela destacou os três grandes objetivos, que são: inovação para todos, intercooperação potencializada e protagonismo do colaborador. As quatro etapas de execução consistem em captura e seleção, em que todos os colaboradores do Sistema poderão enviar suas ideias, detalhamento das iniciativas selecionadas, prototipia e avaliação e recompensa. Lembrando que todas a ideias enviadas deverão ser focadas em desafios de assistência: auditoria médica, recursos próprios e regulação em saúde. Em 16 de abril, foram abertas inscrições com a realização de uma live para tirar todas as dúvidas sobre o Acelera. 

Para encerrar a mesa, Tiago Fontinhas compartilhou a experiência do programa de intraempreendedorismo da Seguros Unimed, Ideias de Valor: desafio de inovação, que, em 2023, rodou por três meses e teve aproveitamento de dez ideias, sendo que cinco foram prototipadas e quatro aceleradas. Entre as aceleradas estão um portal de negociação com campanhas de desconto para clientes com dívidas abertas, uma IA para gerar um score com a probabilidade de churn (rotatividade) para a carteira de odonto e criar uma régua de relacionamento direcionada, um programa com informações regulatórias amigáveis e uma ação de relacionamento e cuidado de pacientes crônicos em parceria com a Nilo Saúde. Thiago destacou, ainda, que o apoio da liderança é crucial para o resultado. 

Fonte: Unimed do Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo