Unimed é a marca mais lembrada do Brasil pelo 33º ano consecutivo e a mais admirada entre planos de saúde e cooperativas

Pela 33ª vez consecutiva, a Unimed é reconhecida como a marca de planos de saúde mais lembrada do Brasil, segundo a pesquisa Top of Mind da Folha de São Paulo. O Sistema alcançou este ano 29 pontos de lembrança em um levantamento conduzido pelo Instituto Datafolha, que entrevistou 7.543 pessoas entre 28 de julho e 4 de agosto, em todas as regiões do país.  

Além disso, a marca também foi reconhecida em duas importantes premiações: no Prêmio Estadão Marcas Mais, conquistou o 1º lugar na categoria Cooperativas, em pesquisa conduzida pelo jornal O Estado de S. Paulo. O resultado será destaque na 11ª edição do caderno especial Estadão Marcas Mais, previsto para 31 de outubro. Já no Prêmio BandNews Marcas Mais Admiradas 2025, a Unimed foi eleita vencedora na categoria Planos de Saúde. As duas premiações avaliam preferência, lembrança e envolvimento dos consumidores.  

Para Gualter Ramalho, diretor de Mercado e Marketing da Unimed do Brasil, “os reconhecimentos traduzem a força do cooperativismo e a grandeza do nosso Sistema, formado por mais de 250 mil médicos cooperados e colaboradores em 340 cooperativas em todo o Brasil, cuidando diariamente de quase 21 milhões de beneficiários. São essas pessoas que fazem da Unimed a marca em que o Brasil confia e escolhe lembrar”. 

Outras pautas  

O diretor de Mercado e Marketing da Unimed do Brasil, Gualter Ramalho, apresentou a cronologia das telecirurgias no país, destacando a evolução que culminou na realização da primeira telecirurgia robótica do mundo com uso de internet de baixo custo, feita ao vivo durante a 54ª Convenção Nacional Unimed. O feito representa um marco tecnológico e científico para o sistema cooperativo de saúde.  

Gualter também levou ao Conselho a solicitação da Unimed Nova Iguaçu – Cooperativa de Trabalho Médico, para alteração de sua razão social, com o objetivo de adequá-la à área de atendimento na região. A proposta de mudança para Unimed Regional Fluminense foi considerada viável e aprovada, em conformidade com a existência de outras Singulares que utilizam o termo “regional”.  

Ainda no encontro, a diretoria de Gestão de Saúde, Regulação e Eventos, representada pelo superintendente de Saúde e Intercâmbio, Gines Henrique Martines, apresentou e teve aprovadas duas propostas. A primeira trata do reajuste dos exames de imagem (USG e RX), medida que considera os processos operacionais e o prazo mínimo de 30 dias para adaptação das Unimeds. Os novos valores passam a vigorar em 1º de dezembro de 2025. 

A segunda proposta aprovada refere-se à precificação da Tabela 18 Unimed, que abrange diárias, taxas hospitalares e gases medicinais. O modelo foi elaborado por um grupo de trabalho com representantes de diversas Unimeds do país e resultou na criação de uma lista referencial de preços para os Recursos Próprios. A iniciativa busca padronizar valores, assegurar transparência e contribuir para a sustentabilidade financeira do Sistema Unimed, com início de vigência previsto para 1º de fevereiro de 2026.  

Assembleia Geral Extraordinária 

No dia 29 de A Unimed do Brasil também realizou a Assembleia Geral Extraordinária para alterar seu Estatuto Social e consolidar essas mudanças. Foram objeto de deliberação do Conselho Confederativo os artigos 37, 41 a 47 e 61 a 81. Todas as evoluções propostas foram aprovadas. As mudanças foram para enquadrar as atribuições das diretorias da Unimed do Brasil ao novo organograma da Confederação.  

Concluída a alteração de registro da Unimed Foz do Iguaçu no sistema CADU 

A Unimed Foz do Iguaçu teve seu tipo de atuação alterado para “Não Operadora” no CADU, após o cancelamento do registro da operadora junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicado no Diário Oficial da União em 29 de setembro de 2025. A mudança ocorre após a transferência oficial da carteira de beneficiários da Unimed Foz do Iguaçu para a Unimed Federação Paraná, efetivada em 1º de janeiro de 2025. O processo de transição foi tratado na reunião do Conselho Confederativo de dezembro de 2024 e aguardava apenas o cancelamento do registro na ANS para ser concluído no sistema. Em 17 de dezembro de 2024, a equipe de Intercâmbio comunicou a transferência da carteira por meio de boletim interno. 

Fonte: Unimed do Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo