Agência altera Indicadores do Mapeamento do Risco Assistencial

Foi aprovada, na 545ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada da ANS, a alteração dos Indicadores do Mapeamento do Risco Assistencial. As novas diretrizes foram definidas por meio da publicação da Nota Técnica 172/2021 com aplicação nos processamentos do programa, a partir do 1º trimestre de 2021. O referido documento inclui as fichas técnicas dos indicadores e substitui a Nota Técnica n.º 137/2017/GMOA/GGRAS/DIPRO/ANS.

Na reunião, Flávia Tanaka, Gerente de Monitoramento Assistencial destacou que o objetivo era promover a atualização desses indicadores conforme dispõe o Guia Técnico de Boas Práticas Regulatórias da Agência em consonância com recomendações da Organização para o Desenvolvimento Econômico (OCDE) da revisão periódica do arcabouço regulamentar.

De acordo com notícia publicada no portal da ANS, em 24 de março, “a revisão do conjunto de indicadores representa uma ação direta para contribuir para que o processo permaneça atualizado, eficiente, consistente e que atinja os objetivos pretendidos”.

A nova metodologia foi definida pela Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos (DIPRO), em concordância com os artigos 5º e 6º da Resolução Normativa n.º 416/2016, que versa sobre o Monitoramento do Risco Assistencial referente às operadoras de planos de saúde.

Rolar para o topo