ANS debate a importância da Coordenação do Cuidado

Em 16 de junho, a ANS promoveu o primeiro encontro da série Seminários Avançados sobre Atenção Primária na Saúde Suplementar, que abordou o tema “Redes de Atenção e Coordenação do Cuidado”. A Federação Rio esteve representada pela gerência de Regulação, pelos analistas, Hozana Bidart e Rodrigo Silva.

No encontro, foi debatida a necessidade de que os cuidados secundários e terciários sejam coordenados pela Atenção Primária à Saúde (APS), com enfoque no cuidado centrado na pessoa; acoordenação do cuidado e a interoperabilidade de dados; e a navegação da pessoa na rede de atenção destacando a coordenação do cuidado de pacientes em condições complexas como oncológicos, renais, saúde mental e Covid-19, entre outros.

De acordo com a ANS, o objetivo desses encontros é criar um espaço de discussão e reflexão dos principais pilares do Projeto Cuidado Integral à Saúde, realizado pela Agência em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC, Institute for Healthcare Improvement – IHI e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – SBMFC. O Projeto Cuidado Integral à Saúde, que faz parte do programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, é uma fase preparatória para a solicitação pelas operadoras da Certificação em Atenção Primária à Saúde (APS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo