Pagamento Digital promete segurança aos beneficiários

Desde a popularização da internet, os golpes virtuais são um grande problema para os usuários da rede. Os profissionais de Tecnologia da Informação buscam, incessantemente, formas mais seguras para a utilização da rede digital. Em uma dessas iniciativas, a Federação Rio desenvolveu a Plataforma de Pagamento Digital, que tem por objetivo tornar o acesso ao código de barras da fatura do plano de saúde mais fácil, rápido, seguro e sem precisar sair de casa, nesse momento de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus, além de não onerar as Unimeds.

De acordo com o gerente da área de Tecnologia da Informação da Federação Rio, Ralf Batista, esse era um desejo antigo, prorrogado devido à existência dos golpes digitais. No entanto, com a instalação da pandemia e a orientação do isolamento social, foi entendido que este era o momento correto para assumir o desafio de facilitar que os clientes se mantivessem adimplentes nas situações contratuais deles.

“A plataforma constitui um ambiente onde o beneficiário recorrentemente pode acessar e fazer uso das facilidades que ela apresenta, para corresponder a responsabilidade contratual que lhe cabe. A partir do momento em que o cliente acessa a ferramenta com o intuito de quitar suas obrigações, confirmamos ser uma fonte confiável e armazenamos, na ferramenta, dados voláteis como o telefone e o e-mail atualmente utilizado por esse beneficiário e, assim, automatizamos o envio dos futuros vencimentos”, explica Ralf.

Ainda de acordo com Ralf, a partir do momento que é conquistada uma base de conhecimento segura com os dados voláteis do cliente, cria-se um canal eficiente que desonera a operadora em dois aspectos: A ineficiência do serviço dos Correios em entregar em áreas rurais extensas e outras em consideradas áreas de risco, e ainda os custos de postagem tabelados pelos Correios. “Nesses contatos, onde, efetivamente, temos o entendimento de que o cliente faz uso desse meio de acesso para corresponder a parte contratual dele, já desligamos a impressão, emissão dos documentos e postagens via correios. Tudo é feito digitalmente reduzindo a zero os gastos com esse processo. Tudo isso em conformidade com as normativas da ANS”, comentou.

Atualmente, a ferramenta de Pagamento Digital é utilizada pelas Unimeds Araruama, Centro Sul Fluminense, Costa Verde, Marquês de Valença, Norte Fluminense, Nova Iguaçu e Três Rios. “A ferramenta nos ajudou demais para direcionarmos o cliente a retirar os boletos no site. No entanto, aqui no interior, nossa carteira de clientes possui uma quantidade grande de idosos. Esse público tem mais dificuldade com ferramentas digitais. Mas, no geral, é uma excelente ferramenta para nossa cooperativa. Ao todo, reduzimos em 25% a quantidade de boletos enviados fisicamente em nossa Unimed”, declarou o coordenador de Vendas e Relacionamento com o Cliente da Unimed Norte Fluminense, Hugo Miranda de Oliveira.

Encontro com Singulares define grupo de trabalho

Em 12 de agosto, a Federação reuniu os gestores do Portal e representantes das áreas de Comunicação, Digital e Marketing das Singulares fluminenses em um ambiente online para discutir a respeito da ferramenta. O objetivo da cooperativa foi entender como as Unimeds disponibilizam aos beneficiários a segunda via de boleto e tentar uniformizar as organizações.

Após o término do encontro, decidiu-se que a Federação Rio, por meio do núcleo de Mídias Digitais da área de Mercado, coordenará a criação de um grupo de trabalho para a discussão da padronização das páginas e plataformas de pagamentos que são disponibilizadas aos clientes do estado. Será um trabalho em conjunto com as Singulares, com foco na uniformidade para garantir a segurança e melhor experiência do cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo