Live – Livre de Mentiras envolve colaboradores do Sistema Unimed fluminense

Os colaboradores das Unimeds do estado do Rio de Janeiro e de Vitória participaram, em 26 de outubro, da Live – Livre de Mentiras. Apresentada pelo diretor de Mercado da Unimed Vitória, Gustavo Peixoto, o encontro on-line teve o objetivo de esclarecer dúvidas e ensinar como checar a veracidade de uma informação em combate à fake news. A campanha Livre de Mentiras, criada pela Unimed Vitória, é referência no Sistema Unimed e recebeu o Prêmio Aberje, região Sudeste, na categoria sociedade.

Presente em toda a reunião, o diretor de Mercado e Tecnologia da Informação da Federação Rio, Benito Petraglia, que estava acompanhado do gerente de Mercado, Herval Bezerra, declarou que “nada é mais nocivo que uma notícia falsa que traz alarde, pois ela é prejudicial à imagem da nossa cooperativa e para a saúde de todos. O assunto é muitíssimo atual e nada melhor que escutar pessoas com experiência vencedora e premiada”.

Gustavo iniciou o momento com a apresentação do conceito de fake news e compartilhou fatos em que informações falsas foram compartilhadas, uma delas ocorreu na própria cooperativa e viralizou. “Uma colaboradora enviou uma mensagem para o irmão, criando informações a respeito da nossa cooperativa durante a pandemia. O intuito era assustar a mãe dela que não respeitava o isolamento social. Os áudios foram repassados e um pandemônio foi criado. Precisamos vir a público e explicar toda a situação”, comentou ele. Segundo Gustavo, o Brasil é o terceiro no ranking dos 52 países mais afetados por fake news sobre vacina e Covid-19, atrás, apenas, do Estados Unidos e da Índia. Com o desenvolvimento de conteúdos impactantes, com vídeos e peças esclarecendo falsas informações da área da Saúde nas redes sociais, a campanha orienta sobre como se certificar sobre a veracidade de uma notícia antes de compartilhá-la. “Para a Unimed Vitória, tornou-se urgente fazer a sua parte no esforço de conscientizar a população sobre a importância de buscar e reconhecer notícias reais e, dessa forma, frear a viralização das fake news”, disse Gustavo, antes de afirmar que nós é que temos que tentar identificar as fake news, conscientizar os próximos e denunciar, verificando fontes, datas, avaliando valores e crenças para evitar preconceitos, entre outros cuidados.

“O movimento Livre Mentiras atingiu o Brasil e tivemos um retorno muito interessante. Foi ótimo para a reputação da nossa marca, para todo o Sistema Unimed, mostrando que somos fonte confiável de informação. Dessa forma, cada vez mais, nos consolidamos como uma melhor opção de saúde para as pessoas. Por isso, enquanto colaboradores, temos que ser cuidadosos com as informações que repassamos. Nós representamos a cooperativa. Unimed é nosso sobrenome”, finalizou Gustavo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo