Confederação lança agenda propositiva para a evolução da saúde no Brasil

Durante os painéis que marcaram a inauguração do Espaço Unimed, em Brasília, em 5 de abril, a Unimed do Brasil lançou a Agenda Unimed para Evolução da Saúde no Brasil – Democracia, Cooperação e Cuidado, que pauta temas prioritários e convida os poderes constituídos e as entidades do setor a um amplo debate pela formulação de políticas públicas que promovam a evolução do sistema de saúde no Brasil.

“É uma verdadeira vitória estarmos reunidos para falarmos sobre democracia, cooperativismo, trabalho médico, sustentabilidade e ampliação do acesso à saúde suplementar – pautas imprescindíveis, não só para o nosso modelo de negócio, mas também para a saúde do país”, afirmou o presidente da Confederação, Omar Abujamra Junior, ao dar início ao Fórum Unimed em Brasília, que contou com duas mesas que reuniram entidades representativas do cooperativismo, do trabalho médico e do setor de saúde suplementar.

Em sua fala, Omar destacou que “é a partir de debates como este, da soma de diferentes visões e da disposição em encontrarmos os pontos que nos unem, que temos a possibilidade de promover avanços efetivos. A participação das lideranças da Unimed no diálogo é peça-chave nesse movimento. Precisamos que a voz de todas as cooperativas Unimed seja ouvida e, para isso, o envolvimento dos nossos colegas se faz necessário. É assim que construímos um discurso democrático e legítimo.”

A Agenda Unimed para Evolução da Saúde no Brasil propõe temas cruciais para a definição de políticas públicas consistentes e compatíveis com o papel social da saúde suplementar:

• Regulamentação da Saúde Suplementar: revisão e aprimoramento do marco regulatório da saúde • Efetividade do Sistema de Saúde Brasileiro: novos modelos organizacionais e maior aporte de recursos para a saúde pública e revisão do modelo assistencial dominante no setor privado.

• Ações Compartilhadas com a Saúde Pública: soluções alternativas que viabilizem o atendimento de áreas não alcançadas pelas políticas públicas tradicionais

• Categoria Médica: compromisso com as demandas estruturais para valorização da carreira do médico

• Atualização da Lei do Cooperativismo: revisão que reflita as mudanças estruturais necessárias e, ao mesmo tempo, garantindo perenidade ao modelo cooperativista

• Tributação sobre as Sociedades Cooperativas: reavaliação da exigência de diversos tipos de tributos sobre o ato cooperativo e garantia do adequado tratamento tributário previsto na Constituição Federal

• Reforma Política: atuação em prol de um amplo debate sobre as reformas do estado brasileiro.

Fonte: Unimed do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo