ANS amplia transparência sobre Índices de Reclamações 

A ANS divulgou duas ferramentas para acessar informações relacionadas aos dados do setor de planos de saúde de forma interativa, sejam eles Índice Geral de Reclamações (IGR) e Taxa de Resolutividade. 

Painel Índice Geral de Reclamações (IGR) é uma medida criada pela ANS, que contabiliza as reclamações de consumidores sobre operadoras de planos de saúde recebidas nos canais de atendimento da Agência. O cálculo do índice se refere a quanto menor o número do IGR, maior é a satisfação do beneficiário. 

Por meio do Painel IGR é possível verificar, por exemplo, a evolução de reclamações registradas na ANS, com possibilidade de consulta por período de tempo, porte de operadora ou a evolução de uma operadora específica. Sendo assim, o beneficiário poderá comparar o índice da operadora de seu interesse com a média nacional ou grupo de operadoras do mesmo porte e, ainda, verificar se a operadora está abaixo, acima ou dentro da média. 

Quanto à Taxa de Resolutividade (TR), consiste em uma métrica calculada com base nas reclamações de consumidores registradas nos canais de atendimento da ANS, que foram tratadas por meio da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). Nesse sentido, retrata a capacidade de resolução consensual de conflitos entre usuários de planos de saúde, operadoras e/ou Administradoras de Benefícios alcançada pela mediação, realizada pela ANS. 

Por meio do Painel da TR, é possível ter uma visão geral da evolução da taxa de resolutividade por período, por tipo de cobertura contratada (assistência médica ou exclusivamente odontológica), por tema e subtema da reclamação, por região e estado e por operadora, sempre comparando a Taxa de Resolutividade com a taxa do país, da região ou mesmo do estado.     

Para ter acesso ao painel dinâmico Índice de Reclamações (IGR), clique aqui

Para ter acesso ao painel dinâmico Taxa de Resolutividade (TR), clique aqui

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