Índice de Efetivo Pagamento ao Ressarcimento ao SUS

É sabido que o Índice de Efetivo Pagamento ao Ressarcimento ao SUS dispõe sobre a publicação dos dados relativos ao pagamento das dívidas das operadoras de saúde junto ao ressarcimento ao SUS.

Tais dados são extraídos do site da ANS e enviados mensalmente pela Gerência de Regulação. Com isso, em fevereiro de 2020, enviamos um e-mail ao órgão regulador questionando a ausência da divulgação dos dados referente à competência janeiro/2020. Na ocasião, fomos informados que essas informações seriam disponibilizadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos – PDA.

Com o passar dos meses, os dados passaram a ser disponibilizados, concomitantemente, no portal da ANS (Central de Relatórios), e no Portal Brasileiro de Dados Abertos. Contudo, ao compararmos os dados, observamos que os valores publicados pela ANS estão com uma competência adiantada em relação aqueles divulgados no site do governo, além da variabilidade dos percentuais.

Uma vez que tais divergências foram observadas, a Gerência de Regulação parou de encaminhar os dados às Singulares e enviou um e-mail ao órgão regulador questionando a ausência da disponibilização da competência maio/2020 e diferença de dados. Em resposta, a Agência informou que identificou as inconsistências nos valores divulgados na Central de Relatórios. Posto isso, sugeriu que os dados fossem recuperados exclusivamente do PDA.

Considerando as inconsistências identificadas, a Gerência de Regulação fará um levantamento desde a competência janeiro/2020, período que os dados foram migrados para o outro sítio. Portanto, tão logo os dados referentes à competência maio/2020 sejam disponibilizados, retornaremos com o envio mensal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo