Ações de Outubro Rosa mobilizam homens e mulheres na cooperativa

A Federação Rio realizou, durante a segunda semana de outubro, inúmeras ações voltadas ao Outubro Rosa, com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Atividades como desafios através de posts nas redes sociais, voltados para a importância do toque e reflexões sobre os cuidados diários com a nossa saúde e bem estar foram algumas das ações realizadas. Para promover a integração entre as colaboradoras participantes da ação, diante do isolamento social que ainda vivemos, devido à pandemia de Covid-19, foi criado um grupo online através de uma plataforma digital, e ainda encontros online em 22 e 23 de outubro, com foco em cuidados com a pele e conscientização do câncer de mama, respectivamente.

Com a participação de 14 colaboradoras, em 22 de outubro, ocorreu a live de Automaquiagem conduzida pela colaboradora da área Administrativo – Gestão de Pessoas e esteticista, Raissa Fragoso, juntamente com a convidada especial, Flávia Fernandes, onde abordaram dúvidas relevantes do grupo, como questões voltadas para a rotina de cuidados com a pele, tratamento de melasmas, skincare, além de dicas especiais de aplicação de corretivo, base e utilização dos produtos de maquiagem de forma assertiva. “Em tempos como este, onde tudo tem sido virtual, conseguir fazer com que elas se sintam importantes naquele momento, revela em nós o sentido de dever cumprido. Foi um momento muito especial. Mesmo distantes, fisicamente, conseguimos trocar conhecimento e o principal, afeto”, disse Raissa.


Já no dia 23, o foco foi o autocuidado e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A live contou com a presença do médico oncologista e consultor da Federação Rio, Alberto Palma, e a fisioterapeuta especializada em Oncologia e tramauto-ortopedia, Cláudia Ogliari. A ação foi aberta para toda a cooperativa “Vivemos um ano muito atípico, devido à pandemia. Muitas pessoas se descuidaram, o que resultou em diagnósticos tardios e, infelizmente, mortes. Pessoas não tiveram diagnótisco ou se tiveram, não foram aos especialistas. Caímos no “fique em casa”, mas esquecemos de nos cuidar. Temos que ficar em casa, mas não podemos deixar de ir ao médico para cuidar de assuntos tão importantes. O alerta é: neste ano, a importância é que as pessoas não se descuidem da prevenção, para que os diagnósticos aconteçam com antecedência e tenhamos bons resultados”, comentou Palma.


Segundo Cláudia, nesse momento, é importantíssimo que levemos, cada vez mais, uma quantidade maior de informação para os mais próximos. “O que foi falado aqui, hoje, é bom que os presentes levem para os amigos e familiares e tenhamos cada vez mais pessoas alcançadas”, disse ela. “Cuidar da vida deve ser sempre, em todas as épocas do ano. Para isso, precisamos ter um olho atento aos sinais que nosso corpo apresenta, de janeiro a janeiro. A saúde da população deve ser comentada o ano inteiro. Mulheres e homens devem ter cuidado com a alimentação, evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas prazerosas. Não se descuidem, jamais. O ideal é que conheçamos bem nosso corpo. Assim, qualquer coisa que surgir, você perceberá e pode acompanhar e, caso seja algo que não melhore em até 15 dias, o ideal é que busquemos ajuda médica”, orientou.

Em 2019, a supervisora da Central de Relacionamento da Federação Rio, Rosane Silva, precisou passar por cirurgia, após descobrir um câncer de mama no mês de junho. Completamente recuperada, Rosane dividiu sua experiência com os participantes da live e orientou quanto à importância do diagnóstico precoce. “Eu fiquei péssima. A gente nunca acha que vai ser vítima de algo assim e, após descobrir, só pensava no pior. Mas minha família e meus colegas da Federação Rio fizeram enxergar coisas muito boas, em um momento muito ruim. Todos estiverem presentes e não me deixaram me sentir sozinha. Isso foi decisivo na minha recuperação. O alerta que eu deixo é, façam os exames necessários e não sejam negligentes. Contagiem outras mulheres com essa preocupação. Câncer de mama tem cura e o diagnóstico precoce é primordial”, finalizou muito emocionada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo