Unimed realiza primeira telecirurgia robótica com uso de internet de baixo custo

A Unimed do Brasil protagonizou um marco na medicina brasileira ao realizar, durante sua 54ª Convenção Nacional em João Pessoa (PB), a primeira telecirurgia robótica experimental da América Latina. “Nesta edição, reafirmamos nossa liderança e protagonismo na saúde suplementar brasileira, com passos fundamentais para o futuro do setor. Fortalecemos nossa governança sistêmica e fomos pioneiros na realização da telecirurgia robótica”, destacou Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil. 

O procedimento contou com o robô MP 1000, equipado com console médico, braços robóticos, módulo de alta precisão e pinças reutilizáveis. A conexão utilizada, entre João Pessoa e Curitiba (3.200 km de distância), reuniu múltiplos provedores e uma VPN ponto a ponto criptografada, garantindo privacidade e estabilidade. Para viabilizar a iniciativa, 42 profissionais de medicina, TI e engenharia atuaram em conjunto.  

Realizada em modelo animal, a telecirurgia robótica experimental simboliza o avanço da Unimed na convergência entre educação médica, pesquisa científica e tecnologia assistencial. O procedimento, conduzido com internet de baixo custo, sem uso de rede dedicada, foi acompanhado em tempo real por médicos e especialistas, demonstrando a capacidade do Sistema em ampliar o acesso a tratamentos de alta complexidade em diversas regiões do país.  

Para Gualter Ramalho, diretor de Mercado e Marketing da Unimed do Brasil, a experiência representa um marco. “A telecirurgia robótica foi a primeira iniciativa do mundo realizada com internet de baixo custo (rede não dedicada), que prova que quando tecnologia, inovação e humanização se unem, a medicina se torna verdadeiramente acessível, conectando vidas, e anulando distâncias. Esse, sem dúvida, é um novo avanço para democratizar o conhecimento médico, capacitar equipes e garantir mais segurança e qualidade para os pacientes”, afirmou.  

Já Márcio Pizzato, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Unimed do Brasil, ressaltou os desafios técnicos enfrentados e destacou o papel da Confederação como impulsionadora da inovação na saúde. “A ação mostra como a Unimed pode liderar iniciativas de alta complexidade, promovendo aprendizado e inovação sem precedentes para todo o segmento”, concluiu. 

Fonte: Unimed do Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo