Fórum Unimed Ferj reúne profissionais para dois dias de debates sobre regulação, gestão e sustentabilidade na saúde suplementar

Mais de 200 profissionais das cooperativas fluminenses participaram, entre os dias 28 e 30 de novembro, do Fórum Unimed Ferj de Regulamentação em Saúde, realizado no Hotel Villa Itaipava Resort & Conventions, em Itaipava (RJ). Promovido pela equipe de Mercado da Unimed Ferj, o evento integrou conteúdos técnicos, debates estratégicos, atividades de bem-estar e a entrega da 15ª edição do Prêmio Melhores Práticas (PMP).
A abertura oficial foi conduzida pelo presidente da Unimed Ferj, João Alberto da Cruz, que recebeu os participantes reafirmando o propósito do Sistema Unimed no estado. “Certa vez compartilhei uma mensagem que continua atual: pé no chão, cabeça erguida e fé na vida. Conseguimos dar ao Sistema Unimed três anos de sobrevida para compreender a importância do modelo cooperativo no Rio de Janeiro, mesmo contrariando interesses e enfrentando campanhas de difamação. Cometemos erros, mas também promovemos mudanças. A partir de 20 de novembro, a carteira permanece com a Unimed Ferj, mas a responsabilidade assistencial passou a ser da Unimed do Brasil, enquanto seguimos com um viés mais institucional, não deixando de lado os fóruns e SUERJ. Agradeço a cada um pelo empenho e trabalho. Somos mais fortes do que imaginam”, afirmou.
O presidente da Unimed Petrópolis, Cláudio Sérgio Batista, também reforçou a relevância do encontro. “Sou médico cooperado há mais de 30 anos e, como gestor, cada experiência reforça minha certeza de que o cooperativismo é a saída para o nosso negócio. Agradeço à Unimed Ferj pela oportunidade de estarmos aqui reunidos. Esta integração fortalece todos nós. Aproveitem o evento!”, declarou.
O primeiro dia do fórum reuniu debates sobre eficiência regulatória, atuação jurídica e tendências do setor. A programação começou com a palestra “Gestão em Foco: Desvendando os impactos da RN 623”, apresentada pela advogada e sócia gestora da Mazzoni Advocacia, Lidiane Mazzoni, que destacou a resolução sob a ótica da sustentabilidade e da integração entre áreas. Em seguida, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Werson Rêgo, apresentou “Precedentes e proteção do consumidor”, discutindo a evolução da jurisprudência em saúde suplementar e seus impactos nas relações contratuais”. A agenda regulatória seguiu com a sócia fundadora da Oliveira Rodarte Advogados, Virgínia Rodarte, que trouxe uma análise das tendências regulatórias, das mudanças estruturais da ANS e dos desafios prioritários para os próximos anos.
Encerrando as atividades, o campeão olímpico e comentarista esportivo, Nalbert Bitencourt, apresentou a palestra “A Jornada de um Líder”, conectando sua trajetória no voleibol brasileiro aos desafios da gestão contemporânea. Ele destacou como disciplina, superação e trabalho coletivo foram fundamentais em seus 25 anos de carreira e reforçou que a liderança é construída diariamente: “A liderança não é imposta. Ela é conquistada todos os dias. O exemplo é a força mais poderosa de um líder”, afirmou. Suas reflexões sobre propósito, autoconhecimento e responsabilidade pessoal deixaram uma mensagem inspiradora sobre o papel de líderes capazes de engajar equipes e conduzir organizações em cenários complexos.
Segundo dia impulsiona conhecimento


O segundo dia começou com o aulão Mude1Hábito, conduzido pela fisioterapeuta da Unimed Ferj, Cintia Barreiros. Em uma manhã ao ar livre, os participantes realizaram exercícios de aquecimento, fortalecimento e alongamento, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. Já a programação técnica iniciou com a mesa redonda “Sustentabilidade econômico-financeira: Fortalecimento do modelo cooperativista”, mediada pelo presidente da Unimed Costa do Sol, Gumercino Faria, com a participação do fundador e CEO da Fourge, Luciano Mantelli, e do diretor regional da XVI Finance, Eduardo Tavares.
Em seguida, a mesa “Gestão jurídica na saúde suplementar: Estratégias frente à judicialização”, mediada pelo gerente do Jurídico da Unimed Ferj, Carlos Frinhani, contou com o coordenador jurídico da Comissão de Defesa do Consumidor da ALERJ, Plínio Lacerda, e o advogado do Souza Lima e Lacerda, Felipe Lacerda. Foram discutidas formas de prevenir litígios, a importância da comunicação clara com os beneficiários e estratégias jurídicas eficientes.
O dia também incluiu a palestra “Fraudes na saúde suplementar: Como atuar de forma preventiva?”, apresentada pelo sócio de Risk Advisory Services da RSM Brasil, Fábio Bastos. Na sequência, a mesa “Desvendando as provisões técnicas: Conceitos, mensuração e desafios regulatórios”, conduzida pela sócia e diretora técnica atuarial da Plurall Consultoria, Beatriz Resende, e pelo gerente de Atuarial e Estratégia Institucional da Unimed Ferj, Marcos Carvalho, que abordaram metodologias, mensuração e impacto das provisões técnicas na sustentabilidade das operadoras.
Para encerrar a programação técnica, a consultora da Regulamentar Saúde, Luciane Nunes, e a gerente operacional da Inovtra Tecnologia, Marilsa Demarchi, apresentaram “TISS e IDSS: Da conformidade ao valor assistencial”, discutindo indicadores de desempenho, sistemas de informação e boas práticas para aprimorar resultados assistenciais.
Ao longo do dia, os participantes pontuais concorreram a brindes, como duas cafeteiras Nespresso, duas caixas de som JBL e dois dispositivos Echo Alexa. Além disso, vales-massagem, preparados pela fisioterapeuta Cintia Barreiros, foram escondidos em algumas cadeiras do auditório, surpreendendo os sortudos. O segundo dia terminou com uma festa de confraternização, em clima de descontração, integração e celebração do último Fórum Unimed Ferj do ano, encerrando o evento com momentos de reflexão, aprendizado e convivência entre os participantes.
Deixe um comentário