Principais públicos do Sistema Unimed reconhecem atuação da marca durante pandemia

A área de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil, por meio de sua Diretoria homônima, concluiu a edição 2020 da Pesquisa Nacional Unimed, realizada, tradicionalmente, há 13 anos pela Confederação, para medir a satisfação e percepção de seus principais públicos: médicos, população e contratantes de planos de saúde nas empresas.

Para ter uma visão ampla da opinião e das expectativas de clientes e médicos, diante do cenário da pandemia, o estudo contou com um novo bloco de questões que permitiu avaliar as ações implantadas durante a crise. Questionados se sabiam das ações que a sua operadora de saúde tomou mediante a pandemia, o dado que mais chamou a atenção foi o dos contratantes PJ dos planos de saúde Unimed: 38% dos respondentes afirmaram ter conhecimento, sendo que a segunda operadora obteve 22%, demonstrando que seus clientes não se sentiram envolvidos nas iniciativas da concorrência. Já da população, 37% disseram ter conhecimento das medidas tomadas pela Unimed, sendo que os maiores níveis de conhecimento foram nas Regiões Norte (48%) e Nordeste (44%). Em ambos os públicos, a ação mais mencionada foi a de comunicação e informativos sobre a COVID-19.

Sobre os médicos, a pesquisa aponta que eles se sentiram mais apoiados pela Unimed que pelos demais planos de saúde, destacando que a operadora se comunicou melhor e disponibilizou protocolos de cuidado e estrutura adaptada para os atendimentos. Entre as ações da Unimed que os médicos mais destacaram, em relação às demais operadoras, estão: o adiantamento de honorários (com 38% contra a média de 11% dos demais planos), o apoio aos médicos (28% da Unimed contra a média de 20%), a disponibilização de EPIs (16% contra 14%) e locais específicos de atendimento (13% contra 5%).

Os consumidores respondentes das questões alegaram que ações como comunicação sobre a COVID-19, atendimento on-line, espaço próprio para atendimento de pacientes com suspeita da doença, entre outros, agregaram valor e a Unimed demonstrou agilidade nas iniciativas de enfretamento da pandemia e estabeleceu um ambiente mais seguro para os clientes. A aprovação nessas opções foi de mais de 80%.

A Pesquisa Nacional Unimed mostra, ainda, que a marca continua sendo a mais lembrada entre todos os públicos que responderam ao questionário: 89% entre os clientes Pessoa Física, 88% entre os clientes PJ, 24% entre clientes de outros planos, 57% entre pessoas sem plano de saúde, 85% entre cooperados e 37% entre médicos não cooperados.

O levantamento foi realizado em parceria com o Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) e utiliza as metodologias SSI (Spontaneous Satisfaction Index), que avalia como a marca é percebida, sem relação direta com suas entregas; CJI (Customer’s Journey Index), indicador da jornada do cliente, que analisa as entregas; e NPS (Net Promoter Score), índice globalmente utilizado para mensurar o grau de lealdade.

Para ter acesso ao material completo, acesse Canal do Colaborador > Áreas > Inteligência de Mercado > Pesquisas > 2020 ou escreva para [email protected].Fonte: Unimed do Brasil

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