Doação de mechas de cabelo à ONG seguirá durante 2023 

Em 2022, a Federação Rio mobilizou seus colaboradores em prol da Campanha do Outubro Rosa, para doarem mechas de cabelo, que foram entregues à Associação dos Amigos da Mama de Niterói (ADAMA). O material foi encaminhado para a produção de perucas destinadas à pacientes em tratamento de câncer. Ao longo deste ano, as doações terão continuidade, já que todo tempo é tempo de ajudar. 

De acordo com a voluntária da ONG responsável pelo Acolhimento, Assunção Ferreira, eles encaminham as mechas doadas para que as perucas sejam confeccionadas. As mechas são selecionadas por tamanho e cada quilo é equivalente a uma peruca. “Após a associada se sentir confortável com o modelo produzido, a peruca é levada ao nosso cabeleireiro voluntário, Marco Aurélio, que prepara a cabeça para a utilização”, explicou.  

A analista de Sustentabilidade e organizadora da ação, na Federação Rio, Juliana Condis, contou que o propósito da campanha foi permitir que todos que participaram da doação pudessem vivenciar e experimentar a essência Unimed que é o cuidado. “Nós cumprimos a missão de trazer saúde quando promovemos ações que valorizem a mulher e que resgatam sua autoestima. Então, eu espero de fato que essas perucas possam contribuir, para que elas se sintam mais dispostas e fortalecidas para continuar seus tratamentos, entendendo, também, que o humor e a autoestima fazem parte do processo de cura”, explanou. 

A ADAMA, fundada em 1996, é uma ONG voltada para a causa do Câncer de Mama e foi considerada Utilidade Pública Municipal desde 2000, além de fazer parte do Consenso de Mama 2004, do INCA.  

O propósito da instituição é acolher, apoiar e tentar contribuir para a recuperação da força e da alegria de pessoas após um diagnóstico de Câncer de Mama. Quebrar a imagem negativa da doença e divulgar um ambiente acolhedor e cheio de cuidado aos portadores da doença são ações fundamentais realizadas pela instituição.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo