Ação de Outubro Rosa tem dia especial com colaboradores coloridos

No dia 31 de outubro, os colaboradores da Unimed Ferj vestiram uma peça de roupa rosa para lembrar a necessidade da prevenção e mostrar o apoio à luta contra o Câncer de Mama, no Outubro Rosa. Nas 12 áreas federativas, os profissionais aderiram à campanha.






A gerente Administrativo-Gestão de Pessoas, Cláudia Reis, falou sobre o objetivo desta ação. “A intenção desta atividade neste último dia de outubro, foi justamente para chancelar a ação de sensibilização da prevenção contra o Câncer de Mama. Em virtude de sermos uma operadora e estarmos dentro das premissas de prevenção em saúde e bem-estar, o intuito foi envolver os colaboradores nesse sentido para que todos possam lembrar dos seus exames preventivos, de se cuidarem e também de envolverem os seus familiares e as pessoas que estão próximas. Precisamos romper as barreiras e efetivar uma multiplicação e sensibilização, não só interna, como também externa”, falou.
A supervisora de Relacionamento com o Cliente, Rosane Silva, teve diagnóstico de Câncer de Mama, reforçou a importância da detecção precoce. “Passei duas vezes pela doença. Sempre fiz todos os anos meus exames de rotina e, em 2019, ao fazer a mamografia, apareceu um nódulo. Após vários exames, numa biópsia foi detectado um carcinoma incito na minha mama direita. Como tenho vários casos de câncer na família, foi sugerido pelo médico que fizesse a mastectomia também na mama esquerda. Em 2022, fazendo novamente exames de acompanhamento, desde a cirurgia de 2019, apareceu novamente uma recidiva na mama direita. Precisei fazer uma mastectomia total nas duas mamas e diversas seções de radioterapia”.
Em recuperação e fazendo todo o acompanhamento, Rosane comenta o que aprendeu com toda a experiência. “A lição que tiro disso tudo é a importância de se fazer o acompanhamento anual. Toda mulher precisa uma vez por ano fazer todos os exames para detecção precoce, pois no meu caso foi o que me salvou. Ambos os tumores estavam no começo. Se eu tivesse sido negligente, em 2019, por estar tudo bem, em 2018, não dando sequência nos exames, talvez não estivesse aqui dando esse depoimento. Precisamos falar sobre isso sempre”, concluiu.
A analista de Gestão de Pessoas, Sheila Nascimento, que também passou por uma mastectomia, reforça a importância de falarmos sobre o assunto. “Precisamos ter essa consciência durante o ano todo. Por ter vivido na pele, penso que as mulheres precisam olhar mais para si, e não só as mulheres, mas os homens também. Apesar da menor incidência, os homens também podem ter câncer de mama. Precisamos difundir a importância do autoexame, o acompanhamento médico e os exames periódicos. Mesmo com histórico de casos na família, por me cuidar e fazer meus exames periodicamente, fui pega de surpresa. Quando me deparei com a doença, foi um impacto muito grande, mas me reequilibrei. Acredito que por mais difícil que seja, numa situação dessas, você precisa levantar a cabeça, seguir em frente, ver que existem processos em que você deve continuar a caminhar. Passar por isso me fez rever algumas coisas. Então, o meu incentivo para as mulheres é que quando detectar algo, seja um câncer de mama, um câncer de colo de útero ou alguma outra doença, que não desanime e não esmoreça. Por mais que tivesse que passar pelo processo, eu acreditava que ainda tinha o mundo inteiro de possibilidades, muito para viver. Eu me apoiava na minha família, no meu esposo, nos meus filhos, que são minha prioridade, e, com isso, eu acho que você acaba resgatando coisas que antes você não vivia, que você não conseguia enxergar. Experiências como essa podem nos trazer outra perspectiva”, afirmou.
É importante lembrarmos das principais formas de prevenção contra o Câncer de Mama, como realizar exames e consultas periódicas; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; manter o peso corporal adequado; cuidar da saúde como um todo; praticar atividades físicas; e alimentar-se de forma saudável.
Deixe um comentário