Unimed Ferj cria área Comercial

No caminho de consolidação da Unimed Ferj como operadora de planos de saúde, foi criada a área Comercial, bem como foi feita a uniformização dos processos para receber as vidas migradas da Unimed-Rio para a cooperativa.   

Para melhor compreensão deste momento, o superintendente da Unimed Ferj, Ralf Batista, explica que, “tudo na história da Unimed Federação Rio tem uma característica atípica. Somos uma operadora que tem um crescimento incomum, consequência de uma alienação voluntária de carteira. Esse processo envolve uma movimentação de massa também anormal e, neste contexto, veio uma mudança para gente, relacionada à modalidade coletiva empresarial, com contratos de pessoas jurídicas. A partir desse momento, ficou muito clara a necessidade da Unimed Ferj ter um departamento estruturado para relacionamento e pós-vendas. Num primeiro momento, fizemos um mutirão para acomodar todas as dúvidas e expectativas do cliente envolvido nesse movimento. Num segundo momento, identificamos a necessidade de fazer essa pós-venda”, disse Ralf, acrescentando que, “tem uma máxima universal na gestão de planos de saúde de que a carteira estagnada é uma sentença de morte. Entendendo isso, também seguimos na estruturação dessa área, que ainda não está concluída, no sentido de colocar a postos uma estrutura com vistas a angariar novas vidas e oxigenar a carteira, como é de praxe na gestão de operadoras de planos de saúde. Portanto, ainda estamos numa jornada de consolidação.”   

Sobre a estrutura da nova área, Ralf comentou que a equipe ainda está em formação, mas que todos estão trabalhando numa força-tarefa para atender às demandas iniciais, agora como operadora. “É bem verdade que a pauta da Unimed Ferj envolve tempos e movimentos. Não é uma coisa que permite que a gente lance as ações estruturais logo de cara, mas estamos executando uma estratégia, que é questão de tempo para nos consolidarmos e termos um posicionamento de mercado muito claro com a marca Unimed e, lógico, com uma equipe Comercial à frente nesse abre alas. Hoje, a análise da estrutura é absolutamente de presente. Contamos, atualmente, com cinco profissionais, a princípio todos atuando em um contexto multidisciplinar, quase que num regime de mutirão, mas todos contratados para assumir funções específicas. Temos o pessoal de pós-vendas, já atuando no relacionamento com as vidas migradas, e também o pessoal dos novos negócios, atuando na prospecção de novas vendas. O objetivo, sobretudo, é conferir ao cliente Unimed Ferj uma experiência fluida e que supere as expectativas”, concluiu.    

A equipe de Relacionamento e Pós-vendas é composta pela coordenadora Juliana Santana e a executiva de Contas, Viviane Xavier, que atuam no relacionamento e atendimento ao cliente angariado. A equipe Comercial-Novos Negócios conta com a coordenadora, Carine Raggio, o consultor de Vendas Comerciais, Bernardo Paiva, e o analista Comercial, Diego Alves, que somam no trabalho de campo.     

Juliana Santana, falou sobre sua área de atuação. “Cuidamos de todas as demandas operacionais dos grandes clientes. Aqui, temos uma distribuição de clientes ágil 30, que são os chamados Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que é de uma a 30 vidas. Esses contratos são atendidos pela Central de Relacionamento e todos os demais contratos, que têm acima de 30 vidas, classificamos como empresarial. Todas as atribuições de demanda de autorização, movimentação, faturamento, qualquer problema eventual que a empresa tenha, somos nós quem atuamos aqui diretamente com o corretor, quando o cliente tem algum corretor vinculado, e quando não, a gente trata direto com o RH da empresa. O grande diferencial dessas instituições e dos corretores é terem uma pessoa de referência, a quem recorrer em caso de necessidade numa demanda de urgência ou emergência, é ter a certeza de que esses contratos terão um atendimento diferenciado”, frisou.     

Falando sobre a mudança de percepção do cliente, Juliana também explica o papel de sua colega de equipe, Viviane Xavier, e a parceria com outras áreas. “Nós trabalhamos aqui na área para gerar essa percepção de acolhimento, efetividade e agilidade em todas as demandas que recebemos para sair do fluxo habitual da Central de Relacionamento. Tentamos então dar um retorno imediato para sanar todos os problemas que o beneficiário tem. Atualmente, o time é composto por mim e a executiva de contas, Viviane, que é a referência de todos os clientes que temos hoje já implantados e que vieram dessa migração da Unimed-Rio. Nós internamente temos nos dividido para fazer os processos de movimentação, faturamento, ajudando todas as áreas internas a se estruturarem também. Estamos atuando junto a todas as áreas da Unimed Ferj para ajustar os processos dentro de casa para que o caminho seja mais fluido”, concluiu.    

A coordenadora Comercial-Novos Negócios, Carine Raggio, comentou um pouco sobre a sua atuação e da sua equipe. “A área Comercial de Vendas surgiu há pouco tempo, junto com o início da Unimed Ferj como operadora de saúde. A área de Vendas vai para a rua prospectar junto com o Canal de Vendas-Novos Negócios. Temos, hoje, trabalhando com a gente a Supermed, que é a administradora parceira que faz a venda dos produtos de adesão, de abrangência estadual, o que estamos comercializando. Atualmente, estamos com uma agenda cheia de visitas em todas as Singulares do estado. Temos conversado sobre a adesão com as operadoras, vendendo os produtos de abrangência regional e o comercial aqui dando apoio na venda de produtos de abrangência estadual, os produtos da Unimed Ferj. Estamos alinhando o discurso, tirando eventuais dúvidas que as operadoras possam ter em relação à dinâmica da venda do produto estadual, trabalhado com treinamentos e orientando as equipes de vendas internas de cada Singular”, comentou.

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