Cooperativa elabora estudo do Mercado de Saúde Suplementar 2024 (Ano Base 2023)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou os dados consolidados do ano de 2023, do mercado de Saúde Suplementar. Atenta a esse fato, a Unimed Ferj, por meio da Gerência Atuarial e de Produtos, elaborou o estudo “Avaliação do Mercado de Saúde Suplementar 2024 (Ano Base 2023)” e enviou aos representantes das Singulares do estado do Rio de Janeiro, no dia 30 de abril de 2024. 

Este estudo engloba a avaliação de dados relativos ao número de beneficiários, distribuição por tipo de operadora, market share do segmento, índice de sinistralidade, características de planos, entre outros.    

Além desses dados, a análise contempla os cenários político e econômico do país, que impactam no mercado de saúde, ou seja, é uma ampla análise da Saúde Suplementar, analisando sua evolução e suas tendências. Relativamente a 2023, o mercado encerrou o ano com 51,1 milhões de beneficiários em planos de assistência médica, mantendo o ritmo de crescimento, o que representou um aumento de 1,9%, se comparado com 2022.  

Foi verificado também aumento no total das receitas e despesas assistenciais em relação ao ano anterior de ↑ 18,8% e ↑ 15,8%, respectivamente. Tais resultados culminaram numa taxa de sinistralidade de 86,8%, abaixo 2,3 p.p. em relação a 2022, ano da maior taxa desde o início da série histórica iniciada em 2001.   

Esses e outros importantes indicadores do mercado fornecem para as Singulares uma ampla visão das tendências do segmento. O estudo foi enviado às Federadas fluminenses, com o objetivo de divulgar os principais indicadores do mercado e contribuir com as ações estratégicas estabelecidas pelas cooperativas, como a busca de novos modelos de gerenciamento de planos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo