Extensão do prazo de preenchimento do PDGC e Indicadores ESG do Sescoop/RJ  

Nos dias 28 e 29 de maio, a Unimed Ferj realizou mais um encontro do Comitê Estadual de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), no formato online, para cerca de 35 representantes das Unimeds fluminenses, tendo como pauta o workshop virtual de preenchimento dos indicadores, ministrado pela facilitadora do Sescoop/OCB-RJ, Krisna Monit. A pedido dos participantes, o prazo de preenchimento dos indicadores, previsto para 1º de julho, foi prorrogado para o dia 15 de julho de 2024. 

A analista de Mercado da Unimed Ferj e responsável pelo Comitê Estadual de ESG, Juliana Condis, salientou a importância da participação das Singulares. “A adesão das Unimeds do estado é importante não só pela perspectiva de maximização da gestão e governança da cooperativa, como pelo compromisso sistêmico com a educação continuada, por se tratar de um pré-requisito OCB para liberação de percentuais de verbas. 

Anualmente, as operadoras participam do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PDGC) e Indicadores ESG, promovidos pelo Sistema OCB. As iniciativas, além de ferramentas consistentes de autodiagnóstico da gestão, com base em indicadores de mercado importantes, como MEG (Modelo de Excelência da Gestão) e GRI (Global Reporting Initiative – Iniciativa Global de Reporte), também são pré-requisitos de liberação de percentuais extras de investimento educacional, com impacto direto nas cooperativas do estado. 

Além da cooperativa, participaram do encontro virtual as Unimeds Volta Redonda, Cabo Frio, Araruama, Costa do Sol, Resende, Três Rios, Serrana RJ, Leste Fluminense, Petrópolis e Centro Sul Fluminense. 

O PDGC é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas. Seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Para acessar o sistema Governança e Gestão do Sistema OCB, clique aqui

Com a iniciativa dos Indicadores ESG, pretende-se realizar a avaliação do nível de aderência a aspectos ambientais, sociais e de governança, o que permite a implementação assertiva de soluções alinhadas aos critérios da agenda ESG. Acesse aqui o sistema ESG do Sistema OCB.  

Para assistir as gravações dos dois encontros, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo