Ação social da COMAI: Um passo em direção à inclusão e acessibilidade 

Nos dias 26 e 27 de setembro, a Unimed Ferj participou da terceira edição da ação social em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI). Organizado pela desembargadora e presidente da instituição, Regina Lúcia Passos, o evento, que aconteceu no térreo da sede do TJRJ, no Centro do Rio, abriu as portas para o público, que recebeu atendimentos de diversos serviços voltados ao cuidado e bem-estar dos participantes, oferecidos gratuitamente. 

Na abertura, a desembargadora destacou a campanha “Capacitismo: o que você tem a ver com isso?”, lançada em setembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Sou imensamente grata a todos que compareceram com o coração aberto, prontos e dispostos a garantir que todos os serviços fossem oferecidos de forma gratuita”, disse Passos. 

A cooperativa disponibilizou uma ambulância durante os dois dias de evento, bem como profissionais de saúde, que realizaram aferições de pressão e medições de glicose. A equipe de Gestão de Pessoas também recebeu currículos para cadastro, promovendo a inclusão no mercado de trabalho, e o sorteio de kits com mochilas e materiais entregues nas integrações de novos profissionais para dois candidatos. Durante os dias, também foram entregues brindes, como canetas, lápis e brinquedos para o público infantil. 

De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas, Jéssica Delfino, o time está comprometido em implementar programas de inclusão e a instituição já conta com vagas afirmativas focadas na diversidade e inclusão. “É valioso lidarmos com colaboradores de diversas vivências, já que isso nos permite oferecer um atendimento mais eficiente. Estamos aqui para promover a integração e mostrar que todos são partes essenciais da sociedade, nos ajudando a entender suas dores e alegrias para a construção de um mundo mais inclusivo e consciente”, pontuou.  

Além disso, a advogada da operadora, Caroline Lobo, ficou à disposição para atender beneficiários com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), envolvidos em ações judiciais, avaliando a viabilidade de composições e oferecendo apoio legal. Essas iniciativas asseguraram o acesso a serviços essenciais e suporte adequado. 

“Acredito que, especialmente neste contexto de luta, facilitar o acesso é essencial. Isso demonstra como a Unimed Ferj se vê não apenas como uma empresa, mas como parte de uma coletividade, se posicionando como um agente que pode contribuir para a sociedade, promovendo uma comunidade mais plural e equitativa”, explicou Lobo. 

Para a participante Isabele Ferre, enfermeira diagnosticada com fibromialgia e artrite reumatoide, a experiência no estande foi positiva. “Estou em busca de uma nova oportunidade de recolocação no mercado. Gostei bastante do nosso estande. Já trabalhei com a Unimed, de forma terceirizada, focada na gestão voltada para o Home Care, como enfermeira avaliadora, realizando visitas em hospitais para captar clientes para o serviço”.  

O evento também contou com o apoio de outras empresas parceiras, que ofereceram atividades culturais; direito ao consumidor; ação de tutela; cartões de gratuidade de passagens; regulamentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF); título de eleitor; Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS); emissão e retificação de documentos; autorização especial para vagas de estacionamento; casamento comunitário; mediação e conciliação; exames odontológicos; serviços de beleza e orientações sobre matrícula escolar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo