Unimed Ferj retoma as reuniões conjuntas do CEI, CEA e GPA Estadual

Após algum tempo de hiato, devido às mudanças com a migração dos beneficiários e a transição do papel exclusivamente institucional para também o de operadora, a Unimed Ferj realizou, no dia 9 de outubro, em sua sede, a reunião conjunta do Comitê Estadual de Intercâmbio (CEI), do Comitê Estadual de Auditores (CEA), além do Grupo Permanente de Atendimento (GPA), com representantes das áreas de Intercâmbio e Auditoria, para cerca de 50 participantes das Unimeds do estado. Os diretores de Integração e Intercâmbio, José Manes, e Administrativo-Operacional, Fábio Nasser Monnerat, abriram o encontro e falaram da importância dessa retomada.
“É um prazer receber vocês. Passamos por um período de transformações e nos distanciamos um pouco da relação institucional com as Singulares. Durante um momento, pausamos nossas reuniões presenciais e precisamos retomar nossa rotina, visando estreitar mais o relacionamento e alcançar maiores resultados”, comentou Manes.
“Estamos vivendo uma realidade completamente diferente desde abril. Ano passado, absorvemos cerca de 80 mil clientes do interior do estado e vocês tiveram um papel importante neste processo. Acostumados a lidar com esses clientes, colaboraram bastante. Com a migração total em 2024, tivemos muitas mudanças, impactando a nossa atuação, junto às demais Unimeds fluminenses. Agradecemos a todos pela compreensão e parceria neste período”, pontuou Nasser.
Em seguida, entre outros assuntos, a coordenadora de Intercâmbio da Unimed do Brasil, Maria Lucia Sakabe, em transmissão on-line, abordou os impactos da nova lista de honorários médicos para o intercâmbio. Já o gerente de Auditoria em Saúde da Unimed Ferj e assessor médico da Unimed do Brasil, Francisco Lima, analisou o impacto para a auditoria médica, seguido pela coordenadora de Projetos de Intercâmbio, Ariane Gomes, que apresentou os canais de comunicação para solicitações de caráter institucional.
Francisco Lima explicou o papel dos encontros. “São três comitês, cuja relevância para o intercâmbio é grande, pois as ações de cobrança, regras e pagamentos passam por eles. Essa reunião conjunta tem uma importância capital, já que serve para discutir as regras. Hoje, retomamos uma reunião que estava parada há muito tempo. Precisávamos atualizar as áreas sobre muitos pontos que já haviam sido aprovados no âmbito nacional e que eles mal conheciam. Conseguimos multiplicar a orientação, discutir e ouvir os problemas do estado, além das situações em que eles não se enquadrariam na regra”, comentou o médico, que fez um outro adendo.



“Uma regra de negócio do intercâmbio, que é aprovada pela Unimed do Brasil, não necessariamente serve para as Singulares fluminenses. Então, é muito importante trazer os comitês, para passarmos a regra, e analisar o que pensam e se é aplicável. É fundamental oferecer oportunidade aos colegas do estado de entrarem nas reuniões que são feitas nacionalmente”, afirmou.
A gerente de Relacionamento e Intercâmbio, Adriana Paixão, dissertou sobre as expectativas para os próximos encontros. “Estamos gradativamente retomando nossa agenda federativa e a proposta é que, a partir do ano que vem, consigamos uma regularidade nas reuniões. Não sabemos ainda se serão bimestrais ou trimestrais, presenciais ou híbridas, mas precisamos estar mais próximos”, concluiu.
Além da cooperativa, participaram do encontro as Unimeds Araruama, Barra Mansa, Cabo Frio, Centro Sul Fluminense, Costa do Sol, Costa Verde, Leste Fluminense, Marquês de Valença, Nova Iguaçu, Norte Fluminense, Petrópolis, Resende, Serrana RJ, Três Rios e Volta Redonda.
Deixe um comentário