Operadora fomenta o cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho 

No mês dedicado à saúde mental, todos os colaboradores foram convidados a refletirem sobre a importância do autocuidado e do bem-estar emocional. Para reforçar a mensagem do Janeiro Branco, no dia 27 de janeiro, a Unimed Ferj convidou a parceira Unipsico, representada pela presidente, Luciana Lamarca, e pela diretora financeira, Theresa Pinto, que conduziram a palestra ‘Desmistificação da Busca pela Saúde Mental’, seguida da dinâmica ‘Troca Literária’ entre os colaboradores.  

As psicólogas iniciaram a palestra com uma roda de conversa e, na sequência, compartilharam dados essenciais sobre saúde mental, abordando temas como seu verdadeiro significado, os tabus que envolvem o assunto, a saúde mental dos colaboradores, mitos e verdades, e como identificar o momento de buscar ajuda profissional. Além disso, o autocuidado na rotina diária foi um dos pontos destacados, seguido de uma dinâmica sobre a Roda da Vida.  

“Foi um prazer estar aqui, compartilhando e trocando informações sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Sabemos que esse tema afeta a todos, seja no trabalho, na vida social ou familiar”, comentou Lamarca. Theresa Pinto também expressou sua satisfação com o evento: “Ainda hoje, falar de saúde mental é um tabu e levantar essa temática é essencial para o acesso ao tratamento e prevenção. Parabéns à cooperativa pela iniciativa”.   

Após a conversa, os participantes trocaram livros que tiveram um impacto significativo em sua vida — seja para ajudar a superar desafios, ampliar perspectivas ou até mesmo transformar hábitos. A ideia era que esses livros pudessem inspirar outros colegas. 

No dia 28 de janeiro, a campanha continuou com uma palestra ministrada pelo analista de Gestão de Pessoas da operadora, Matheus Ataide, sobre ‘Discriminação e Saúde Mental: O Invisível no Ambiente de Trabalho’. O encontro, realizado na sede administrativa e na Loja de Atendimento do Centro, abordou os impactos da discriminação no bem-estar dos colaboradores e a importância de buscar apoio profissional para a saúde mental. A dinâmica “Caixinha das Emoções” permitiu a reflexão sobre sentimentos, enquanto “Os Sapatos do Outro” incentivou a empatia. Ao final, a fisioterapeuta da cooperativa, Cintia Barreiros, conduziu uma sessão de alongamento com os presentes, promovendo ainda mais o cuidado com o bem-estar físico e mental. 

“Desde que cheguei na operadora, percebi que as conversas sobre saúde mental começaram a ganhar espaço. O Janeiro Branco trouxe essa oportunidade de discutirmos temas importantes, além de promover empatia e a construção de um ambiente de apoio”, afirmou Ataide. 

As ações realizadas alcançaram mais de 90 colaboradores e reforçaram a importância de cuidar da saúde mental, criando espaços de diálogo e reflexão sobre como o bem-estar emocional impacta a vida pessoal e profissional de todos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo