Psicólogas da Unimed Ferj abordam saúde mental em campanha do Janeiro Branco

A importância do autoconhecimento para uma vida plena
Analista de Gestão de Pessoas e psicóloga – Thaís Andréa Campos

Convido todos a refletirem sobre a importância do autoconhecimento, que é a base para uma vida mais equilibrada e plena, o que permite identificar emoções, compreender reações e reconhecer padrões de comportamento. Essa jornada traz clareza aos valores de cada um, além de fortalecer a autoestima e melhorar as relações interpessoais. A terapia é uma ferramenta essencial neste processo, oferecendo um espaço seguro para explorar quem você realmente é.
Com o auxílio de um profissional, é possível enfrentar desafios internos, ressignificar experiências e adquirir novas perspectivas. A prática regular da terapia, não apenas favorece o entendimento de si mesmo, mas também promove o desenvolvimento pessoal e emocional, impactando positivamente todas as áreas da vida.
Um livro de referência sobre o tema é “Não nascemos prontos”, do autor Mario Sergio Cortella. A obra oferece reflexões profundas sobre identidade, escolhas e propósitos, incentivando a busca por um entendimento mais amplo de si mesmo.
Dê esse passo e transforme a sua jornada!
Janeiro Branco: Um convite ao autocuidado e à saúde mental
Psicóloga do Hospital Unimed – Taís de Brito Barbosa

O início de um novo ano é o momento ideal para refletirmos sobre nossas escolhas e buscar mudanças que transformem nossas ações. Convido você a uma reflexão: já parou para pensar nas suas prioridades para 2025? É fundamental dedicar atenção ao quanto você se colocará como prioridade, investindo no cuidado do corpo e da mente.
O Janeiro Branco representa uma “folha em branco”, convidando-nos a olhar para dentro de nós mesmos e a nos tornarmos os autores da nossa própria história. Podemos começar com gestos simples, como uma pausa para respirar, uma alimentação mais consciente ou reservar momentos para atividades que tragam sensação de alegria. Além disso, mudanças de hábitos, como a prática regular de exercícios e o estabelecimento de limites saudáveis, são essenciais para fortalecer nosso equilíbrio emocional e promover o autocuidado.
Quanto tempo você tem investido em algo que edifique sua mente, corpo e seus projetos com significado? A escuta ativa, que envolve ouvir nossos sentimentos e acolher nossas necessidades com compaixão, é essencial para lidar com os desafios, sonhos e adversidades da vida. Em momentos nebulosos, buscar apoio profissional é um ato de coragem e cuidado, mas mesmo quando tudo vai bem, o autoconhecimento fortalece nossa estratégia emocional, permitindo relações interpessoais e profissionais mais saudáveis.
Um exemplo de ferramenta poderosa é a leitura. Livros nos ajudam a ampliar perspectivas, compreender emoções e encontrar inspiração para lidar com momentos difíceis. Ler é um convite para cuidar da mente, assim como cuidamos do corpo.
Indicações de livros:
- Em busca de mim – Viola Davis
- A coragem de ser imperfeito – Brené Brown
- Tudo nela Brilha e Queima – Rayane Leão
Que tal aproveitar este Janeiro Branco para repensar sua rotina e dar mais espaço para o que nutre sua alma?
Deixe um comentário