Unir-se: Projeto promove saúde mental e escuta ativa entre colaboradores

Na tarde do dia 13 de fevereiro, foi inaugurado o projeto Unir-se, uma iniciativa da equipe de Gestão de Pessoas com foco na união dos cuidados e na promoção da saúde mental. Cerca de 30 colaboradores se reuniram no auditório da sede administrativa, em um encontro intitulado ‘Quinta às 15h’, para discutir o tema da escuta ativa. Na ocasião, todos assinaram um termo de confidencialidade, reforçando o compromisso com um espaço seguro e de confiança.
A analista de GP e psicóloga, Thaís Andréa Campos, conduziu o bate-papo, destacando a diferença entre escutar e ouvir, a importância de uma comunicação eficaz, a empatia, a escuta sem julgamentos, a validação do outro e os elementos essenciais para a escuta ativa. O encontro ainda contou com uma dinâmica em duplas e trios, proporcionando aos participantes a oportunidade de praticar o tema na prática, alternando os papéis de ouvinte e falante.



“Desenvolvemos este projeto para promover a escuta e a integração entre os colaboradores, especialmente em um mundo onde vivemos com tanta ansiedade e pressa. Queremos criar um espaço acolhedor, que fortaleça a saúde mental e faça com que todos se sintam parte de uma grande família. Espero que todos participem das próximas edições. Ainda há muito por vir!”, afirmou Thaís.
Para a ouvidora substituta, Larissa Vargas dos Santos, o tema é essencial e vai além do profissional. “Participar dessa roda de conversa foi relevante, pois o tema impacta tanto a vida pessoal quanto a profissional. Como ouvidora, sei o quanto ouvir ativamente melhora a comunicação e promove mudanças positivas.”
A enfermeira auditora, Natasha Coelho, também pontuou que considera o projeto importante para a saúde mental. “A comunicação e a escuta são cruciais para criar um ambiente de trabalho mais leve e empático. Saber identificar sinais nos colegas e oferecer uma escuta segura pode fazer toda a diferença, até mesmo prevenir situações extremas”.
O projeto será realizado mensalmente, com um calendário de temas essenciais. A próxima edição ocorrerá no dia 27 de março e abordará o luto. Não perca a oportunidade de participar desse importante encontro!



Deixe um comentário