Universo: Reunião inaugural reúne colaboradores para discussão sobre diversidade e inclusão

No dia 27 de março, a Unimed Ferj deu um passo importante na construção de um ambiente ainda mais diverso e inclusivo, com reuniões inaugurais do Universo, seu novo núcleo de Diversidade e Inclusão. Os encontros aconteceram na sede administrativa e na Loja de Atendimento do Centro, reunindo mais de 40 colaboradores.
Idealizado pelo analista de Gestão de Pessoas, Matheus Ataide, o Universo nasceu para fortalecer a inclusão na cooperativa, valorizando as diferenças e aproximando pessoas de diferentes realidades. Durante a apresentação, foram destacados os objetivos do projeto, que busca criar um ambiente mais acolhedor e fortalecer o sentimento de pertencimento na Unimed Ferj.
Ataide também apresentou a estrutura da operadora, abordando acessibilidade e diversidade no quadro de colaboradores, incluindo a presença de Pessoas com Deficiência (PcD), a representatividade racial e de gênero, além da participação feminina na liderança. Os participantes ainda conheceram a grade de cursos gratuitos, como Liderança Inclusiva e Libras (Básico ao Avançado).



“Acredito que nossas estrelinhas entenderam bem o recado: não devem ter medo de se destacar. Foi fantástico perceber a recepção dos colaboradores e o quanto se identificaram com a proposta”, expressou Ataide.
A coordenadora de Intercâmbio, Ariane Gomes, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Ela abre caminho para debates e nos faz refletir sobre a diversidade, criando espaços inclusivos, valorizando as diferenças e fortalecendo o respeito, tornando o ambiente ainda mais leve”, afirmou.
Para o analista de Intercambio, Alcides Henrique Barbosa da Silva, poder ver a instituição assumindo esse compromisso é algo muito positivo e acolhedor. “Trazer essas pautas para o ambiente corporativo contribui para a evolução de todos, ajudando a evitar situações que, mesmo sem intenção, podem gerar desconforto. Pequenas atitudes, como uma brincadeira ou um comentário, podem ter impacto, e iniciativas assim promovem um ambiente mais inclusivo e respeitoso”, disse.
Deixe um comentário