Treinamentos impulsionam uso do SARA, sistema que inova na gestão assistencial

No dia 4 de setembro, colaboradores das áreas de Cadastro, Aceitação, Regulação e Gestão de Orçamento participaram de um treinamento sobre o Sistema de Avaliação de Risco Assistencial (SARA). Ao todo, 16 profissionais receberam orientações sobre as funcionalidades da ferramenta, que já foi apresentada à Diretoria Executiva da Unimed Ferj, superintendência e gestores, além de contar com mais de 70 colaboradores capacitados em diferentes encontros. 

O SARA foi desenvolvido internamente com o objetivo de transformar a gestão da saúde, por meio de análises estratégicas e preditivas do comportamento dos beneficiários. O sistema apoia a tomada de decisão baseada em dados, promovendo eficiência, qualidade e sustentabilidade, além de oferecer uma visão 360º do beneficiário com base em critérios clínicos, comportamentais e financeiros. 

A metodologia que sustenta o SARA é a FERJAR, que considera múltiplos fatores: frequência de uso, encargos assistenciais, risco clínico, janela temporal, avaliação etária e resposta à declaração de saúde. A partir dessa análise, os beneficiários são classificados em quatro níveis de risco — baixo, médio, alto e muito alto. Atualmente, 49 colaboradores de 10 áreas diferentes estão habilitados a operar o sistema, que segue em expansão e deve incorporar novas variáveis para ampliar sua capacidade preditiva. 

O projeto é liderado pelo responsável pelas áreas de Inteligência de Negócio e Gestão de Riscos, David Ibarra, com desenvolvimento dos analistas de Informações Gerenciais e de Dados, Roberta Busse e Filipe Chicre, respectivamente. Além disso, possui mentoria da gerente de Relacionamento Empresarial, Andrea Damásio, e o executivo de Relacionamento Técnico, Marcelo Falcão. Fruto da colaboração entre as áreas de Inteligência de Negócios, Comercial Pós-venda e Médica, o SARA é um exemplo de inovação interna e uso inteligente dos dados para fortalecer a gestão assistencial e gerar valor para toda a rede de beneficiários. 

“O SARA é um diferencial criado na gestão da saúde assistencial, pois possibilita a estratificação de risco populacional baseada no perfil epidemiológico dos beneficiários, além de contribuir na gestão financeira. Com a capacidade de predição, oferece melhor análise do cenário futuro para negociações de reajustes, retenção de clientes e réguas de inadimplência. Por ser uma ferramenta ‘viva’, está em constante evolução, aderindo de forma rápida e flexível às necessidades das mais diversas áreas da empresa. Parabéns a todo o time envolvido!”, exaltou Marcelo Falcão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo