Unimed Ferj participa do Pacto Cooperativo, realizado pelo Sistema OCB/RJ 

Entre os dias 13 e 16 de novembro, a Unimed Ferj participou do Pacto Cooperativo Rio+Coop, realizado pelo Sistema OCB/RJ, em Búzios. O evento reuniu mais de 100 cooperativas de diversos ramos para construir, de forma participativa, uma agenda estratégica para o futuro do cooperativismo fluminense. O presidente João Alberto da Cruz, e o gerente de Mercado, Herval Bezerra, representaram a cooperativa. 

Inspirado no modelo internacional da Corporación Mondragón, referência mundial em governança, educação, inovação e solidariedade financeira, o Pacto Cooperativo propõe uma adaptação dessa experiência à realidade do Rio de Janeiro. Ao longo dos três dias, lideranças de cooperativas fluminenses estiveram reunidas para dar forma a esse significativo projeto coletivo, estruturado em cinco eixos estratégicos: Governança e Gestão Intercooperativa; Pesquisa, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento de Alianças Comerciais e da Promoção; Integração Financeira e de Recursos; e Educação e Comunicação. 

A abertura marcou o primeiro passo de um movimento considerado histórico pelas lideranças do setor. O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, ressaltou o desafio e o simbolismo do encontro, enfatizando que o Pacto representa uma oportunidade inédita de conhecer profundamente a realidade das cooperativas do estado. Segundo ele, esse retrato permitirá traçar caminhos concretos para reduzir desigualdades e fortalecer a atuação do cooperativismo como solução social e econômica para o estado. 

“O pacto, meus amigos, é aliança. É fazermos juntos, é cooperarmos. Nada mais é do que a cooperação. Independentemente de amanhã eu estar aqui ou não, precisamos assumir um compromisso coletivo com a transformação e o crescimento”, comentou Mesquita que agradeceu às cooperativas e reforçou a importância do trabalho conjunto: 

“Sou grato a todos pelas mensagens recebidas em agradecimento a mim, ao Abdul e a todo o Sistema OCB. Fizemos esse evento com muito carinho e dedicação e ficamos extremamente felizes pela participação. Já estamos trabalhando para que possamos viabilizar as ações que foram pactuadas entre as cooperativas e o sistema. Teremos outros eventos e contamos com vocês na Assembleia, no dia 26 de novembro, para que possamos, efetivamente, colocar aquele documento como compromisso oficial. A partir de agora, todo o esforço será para colocarmos tudo em prática e fazer acontecer. Só conseguiremos isso com a participação de todos que nos ajudaram na formulação dessas questões. Contamos com vocês!”, concluiu. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo