Unimed Ferj renova estrutura de videomonitoramento 

No início de janeiro, a Unimed Ferj iniciou o processo de atualização do sistema de videomonitoramento da cooperativa com a troca de câmeras e nova tecnologia. Numa parceria entre as áreas de Tecnologia da Informação e Administrativo, foi realizado o mapeamento da estrutura existente e proposto o projeto para a substituição dos equipamentos antigos e melhorias no cabeamento, visando também a expansão física da operadora, que adquiriu recentemente o 7º andar do prédio onde fica nossa sede. 

Com a expansão da Unimed Ferj e a carência de uma modernização no sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV), a TI identificou a necessidade da contratação de um novo profissional com experiência nessa área. O coordenador de Infraestrutura, Carlos Nilton (Bill), comentou sobre este processo e o início do projeto que tomou forma após a chegada do novo analista. “Um pouco antes da entrada do Josué, nosso sistema de câmeras, tradicionalmente, era mantido por um fornecedor externo. Com o crescimento da cooperativa, sabíamos que contrataríamos mais uma pessoa e identificamos nele o perfil adequado para que pudesse nos ajudar com as melhorias necessárias. Fomos estratégicos desde sua contratação. Sabíamos que em algum momento essa demanda iria surgir e trouxemos alguém que tivesse essa expertise. Planejamos tudo com a Claudia do Administrativo e iniciamos o projeto”, disse Bill.  

O analista de sistemas, Josué Pereira, estudou o cenário e propôs algumas alternativas. “Após a minha chegada e com a solicitação do Administrativo, identifiquei que tínhamos um bom Digital Video Recorder (DVR), onde armazenamos as imagens gravadas, mas as câmeras eram muito antigas e não entregavam o resultado esperado. Atualmente, as câmeras novas são em HD (alta definição) e quase todas as câmeras analógicas foram retiradas. Acreditamos que, até o fim de fevereiro, tenhamos passado todo o cabeamento. O Robson está trabalhando comigo nesse projeto e temos vindo aos sábados, pois este trabalho demanda um certo tempo e calma. Esperamos finalizar o projeto na primeira semana de março”, frisou Josué.  

A gerente Administrativo-Gestão de Pessoas, Cláudia Reis, falou das melhorias já percebidas no sistema após o início do projeto. “Com a aquisição do Josué e o seu conhecimento técnico, otimizamos os recursos com a troca de alguns equipamentos para melhorar a captação de imagens. Também foram revistos os locais e posições com maior visão e cobertura adequada. Já foram instaladas 16 câmeras, mas ainda estão mapeando alguns setores para definir quantas mais precisaremos. Fizemos uma primeira aquisição para cobrir os locais em que ainda tínhamos pontos cegos. Finalizaremos também o 21º andar, que adquirimos há menos de um ano e ainda está em fase de instalação, bem como novos andares que viermos a adquirir no futuro, tendo o 7º andar como o próximo”, comentou Cláudia que frisou também a efetividade do sistema na captação da imagem. 

“Outra melhoria é a otimização na captação e armazenamento das imagens. Identificamos que não era necessário gravar todo o tempo, nem mesmo durante todo o expediente. Eles conseguiram configurar a programação para gravar somente por movimento, o que otimizou o armazenamento dessas imagens. Enquanto o corredor estiver vazio, a câmera fica em standby. Nós já tínhamos uma boa capacidade de armazenamento, mas com essa solução ganhamos ainda mais espaço. Com todas essas mudanças, passamos a ter uma visão mais assertiva de todo o ambiente que precisamos monitorar”, comemorou Cláudia. 

Sobre o monitoramento das imagens captadas, a equipe do Administrativo continua acessando as câmeras através de um monitor localizado na área. Se houver necessidade, a equipe de TI apoia com a busca rápida de imagens. “O Administrativo faz o monitoramento das câmeras, mas, em caso de ocorrência, podemos agilizar o processo. Como temos mais familiaridade com o sistema, procuramos aqui e passamos para eles o dia e horário, indicando o trecho em que irão encontrar o que desejam. Nossa intenção é atualizar nossa estrutura de CFTV e facilitar também para o futuro, nas novas iniciativas da Unimed Ferj, com a ampliação de mais espaços, como a criação de um novo quiosque, ou abertura de um novo andar. O objetivo é ter flexibilidade para acrescentar esse monitoramento sem quaisquer limitações”, concluiu o coordenador de Infraestrutura. 

Captação de uma câmera antiga
Captação de uma câmera nova
Novo equipamento

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