Hospital Unimed Ferj promove Simpósio de Bioética Clínica sobre doação de órgãos

No dia 29 de setembro, o Hospital Unimed Ferj promoveu o Simpósio de Bioética Clínica com o tema “Doação de órgãos: Rompendo barreiras para salvar vidas”, reunindo cerca de 60 participantes entre médicos, profissionais de saúde e colaboradores administrativos. O encontro teve como objetivo ampliar o debate e compartilhar experiências sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, assim como os cuidados e desafios envolvidos nesse processo.
“A discussão sobre doação de órgãos precisa ser constante. É um trabalho que envolve não apenas a técnica, mas também a sensibilidade no contato com as famílias e a mobilização de toda a rede hospitalar”, destacou o diretor geral da unidade, Marcos Oliveira.



O evento contou com palestras conduzidas por Sandro de Gouvêa Montezano, que apresentou o projeto Olhos do Rio e abordou as práticas da CIHDOTT; Priscila Ribeiro Campos Paura, que trouxe reflexões sobre a comunicação familiar na decisão pela doação de órgãos e tecidos; e Pedro Túlio Rocha, que compartilhou sua experiência em relação aos cuidados com pacientes submetidos a transplante renal. A mediação foi realizada pelo nefrologista Eduardo Rocha, do Hospital Unimed Ferj.
“O simpósio foi uma oportunidade de unir ciência, ética e cuidado, fortalecendo nossa missão de oferecer um atendimento de excelência e ampliar a consciência sobre a importância da doação de órgãos”, ressaltou o médico responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Roberto Lannes.
Deixe um comentário